Lagoa da Pampulha
Zema visita a Câmara e pauta inclui mobilidade urbana e revitalização da Lagoa da Pampulha

Zema visita a Câmara e pauta inclui mobilidade urbana e revitalização da Lagoa da Pampulha

O governador foi recepcionado pela presidente em exercício, Fernanda Pereira Altoé, que ressaltou a relevância de manter uma relação harmoniosa e produtiva com o Estado.

A presidente em exercício da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Fernanda Pereira Altoé (Novo), recebeu nesta sexta-feira (11/4) o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, em visita institucional à Casa Legislativa. No encontro, foram debatidos temas centrais para o desenvolvimento da capital mineira, como a despoluição da Lagoa da Pampulha, a ampliação da linha 2 do metrô, o novo contrato de concessão do transporte coletivo por ônibus e as intervenções de mobilidade no Bairro Belvedere.

Também estiveram presentes o vereador Braulio Lara (Novo) e a presidente do diretório municipal do partido, Kathleen Garcia Nascimento.

Fernanda demonstrou satisfação com a presença de Zema, destacando que esta foi a segunda visita do governador à Câmara em menos de dez dias — no início de abril, ele participou da cerimônia de posse do prefeito Álvaro Damião. “Sempre que capital e Estado caminham em sintonia, quem ganha é a população. Belo Horizonte é peça-chave no cenário mineiro, e essa integração é fundamental para áreas como saúde, mobilidade urbana e cultura”, afirmou a presidente em exercício.

Zema, por sua vez, reiterou o compromisso do governo estadual com os cidadãos da capital e afirmou que a administração está de “portas abertas” para acolher as demandas da cidade. Ele ainda sublinhou a importância do Legislativo municipal como parceiro estratégico na construção de uma cidade “mais humana e atrativa”.

Mobilidade urbana

O governador Romeu Zema e vereadores ressaltaram a relevância do conjunto de obras anunciado para o Bairro Belvedere, situado na divisa entre os municípios de Belo Horizonte e Nova Lima, como medida essencial para melhorar o tráfego e o fluxo de veículos na região. “A ausência de uma solução definitiva compromete o desenvolvimento de ambas as cidades”, afirmou Zema.

A presidente em exercício da Câmara, Fernanda Pereira Altoé, compartilhou o relato de uma moradora de Santa Luzia que trabalha na região e leva, em média, quatro horas de ônibus para chegar ao trabalho. “O problema no trânsito impacta diretamente a empregabilidade, pois muitas pessoas acabam recusando oportunidades na área devido à dificuldade de locomoção”, pontuou.

Durante a reunião, Zema também solicitou o apoio dos parlamentares nas tratativas relacionadas à construção da linha 2 do metrô, que ligará os bairros Nova Suíça e Barreiro. O governador chamou atenção para o desafio das ocupações irregulares ao longo do traçado previsto. “Temos observado tentativas de ocupação em áreas da futura linha com o objetivo de forjar uma presença anterior. Não podemos impedir o avanço de um transporte público que beneficiará dois milhões de pessoas por conta de 200 invasores”, destacou.

Em março, cerca de 30 moradores impactados pelas obras se mobilizaram em protesto, instalando barracas nas proximidades da futura estação Amazonas, no Bairro Gameleira, em desacordo com as propostas de indenização apresentadas pela concessionária Metrô BH.

Fernanda informou que a Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços, presidida pelo vereador Braulio Lara, está acompanhando o caso de perto e dará continuidade ao monitoramento das ações relacionadas ao projeto.

Integração entre ônibus e metrô

O vereador Braulio Lara destacou a urgência da integração entre os diferentes sistemas de transporte da capital. “É inconcebível manter uma linha de metrô e outra de ônibus operando em paralelo, sem qualquer diálogo entre si”, afirmou. Como alternativa para conectar os modais já existentes, ele citou o uso de teleféricos urbanos — solução adotada com sucesso em cidades como Bogotá, na Colômbia, e na Cidade do México. “Por meio de cabos aéreos, é possível ligar regiões mais acidentadas diretamente às estações de metrô, por exemplo. Para tornar isso viável, será fundamental contar com o apoio do Governo do Estado e do Governo Federal”, pontuou o parlamentar.

A presidente em exercício, Fernanda Pereira Altoé, e o vereador Braulio também ressaltaram a importância das discussões conduzidas pela Comissão Especial criada para estudar o novo contrato de concessão do transporte coletivo por ônibus, previsto para 2028. Segundo eles, essa é uma oportunidade decisiva para revisar o atual modelo de operação. Fernanda lembrou que, somente no último ano, quase R$800 milhões foram repassados às empresas como subsídio, sem que tenha sido realizada qualquer auditoria sobre a aplicação dos recursos — e com tarifas em constante elevação.

Lagoa da Pampulha

A despoluição da Lagoa da Pampulha — principal cartão-postal de Belo Horizonte — foi um dos temas que recebeu atenção especial durante o encontro. O governador Romeu Zema enfatizou a importância de responsabilizar residências e estabelecimentos comerciais que continuam despejando esgoto irregularmente no local.

O vereador Braulio Lara destacou que o tema já foi objeto de intenso debate na Câmara Municipal, com a realização de duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs). Ele defendeu a criação de um cordão de proteção em torno da lagoa, independentemente da efetiva captação do esgoto, como medida preventiva.

“Durante anos argumentou-se que essa proteção seria desnecessária, uma vez que o esgoto seria devidamente captado. No fim, não implementamos nem a captação nem a barreira protetora, o que resultou em sérios danos ao espelho d’água”, alertou o parlamentar.

Visita do vice-governador

Na última quinta-feira (10/4), a presidente em exercício da Câmara Municipal, Fernanda Pereira Altoé, recebeu a visita institucional do vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões. Durante o encontro, ambos ressaltaram a importância do diálogo e da cooperação entre os poderes como instrumentos para construir uma Belo Horizonte mais forte e integrada.

Fernanda e Mateus relembraram a trajetória política do vice-governador, que, em 2016, tornou-se o primeiro vereador eleito pelo partido Novo na capital mineira. Em 2020, Simões deixou o Legislativo municipal para assumir o cargo de secretário-geral do governo de Romeu Zema, marcando o início de sua atuação no Executivo estadual.

Superintendência de Comunicação Institucional

Via: https://www.cmbh.mg.gov.br/comunica%C3%A7%C3%A3o/not%C3%ADcias/2025/04/mobilidade-urbana-e-lagoa-da-pampulha-s%C3%A3o-discutidas-em-visita-de-zema

Telefones Úteis de Belo Horizonte – Confira os principais telefones da Cidade.

A.A. Alcoólicos Anônimos: 3224.7744

Acidentes de Trânsito: 197

Aeroporto Carlos Prates: 3462.6455

Aeroporto Confins: 3689.2344

Aeroporto Pampulha: 3490.2000

AGIT – Agência de Empregos: 0800.319.020

Auxílio à Lista: 102

BH TRANS: 3277.6500

Bombeiros: 193

CEASA: 0800.315.859

CEDEC: 3236.2100

CEMIG: 0800.310.196

Centro Municipal: 3277.9777

CIT – Centro de Informações Toxicológicos: 3224.4000

COPASA: 195

Corpo de Bombeiros: 193

Correios: 159

CVV – Centro de Valorização da Vida: 3334.4111 ou 141

Defesa Civil: 199 / (31)3911.9439

DETRAN / MG: 3236.3501

Disque Denúncia: 181

Disque Direitos Humanos: 0800.311.119

Disque Ecologia: 1523

Disque Escola Segura: 0800.300.190

Disque Limpeza SLU: 3277.9388

Disque PROCOM: 3277.4548 ou 1512

Disque Sossêgo (24 horas): 3277.8100

Disque Tapa-Buracos: 3277.8000

Disque Turismo: 1677

Doação de Órgãos: 1520

Empresa Municipal de Turismo: 3277.9797

Estação Ferroviária: 3218.2255

GAPA / MG: 3271.2126

Ibama: 0800.618.080

Instituto Médico Legal: 3236.3128

Metrô: 3212.8188

MG Transplantes (Doação de órgãos): 3274.7181

Movimento de Donas de Casa e Consumidores: 3274.1033

Parque Municipal: 3277.7666

Polícia Civil:

Polícia Federal: 3330.5200

Polícia Ferroviária: 3218.2912

Polícia Militar: 190

Polícia Militar Florestal: 3483.2055

Polícia Rodoviária Estadual: 2123.1901

Polícia Rodoviária Federal: 3333.2999

Prefeitura Municipal: 156

PrevFone – Previdência Social: 0800.780.191

Primeiro Batalhão (1º BPM/PMMG): 3307.0300

Procon: 1512

Pronto Socorro: 192

Pronto Socorro (HPS João XXIII): 3239.9200

Receita Federal: 0300.78.0300

Rodoviária: 3271.3000 e 3271.8933

S.O.S Crianças: 0800.283.1244 (Centro de Referência-Denúncia)

SENAC: 0800.724.4440

SINE/MG: 2123.2415

Sudecap – Disque Tapa-Buraco: 3277.800