Diversas atividades culturais, voltadas para os públicos infantil, jovem e adulto. A programação semanal é gratuita.
Exposição “Maracatu Chico Rei: elo entre o erudito e o popular por meio da música”
A exposição apresenta os limites artificiais dos conceitos clássicos de “popular” e “erudito”, por meio do bailado Maracatu Chico Rei, mostrando que o tradicional lugar da cultura erudita reconhece e mostra toda a riqueza e beleza da cultura popular. O Maracatu Chico Rei é um poema sinfônico e bailado para orquestra e coro, que tem como tema a lenda de um antigo rei africano que foi trazido para o Brasil.
- Público: livre
- Local: Casarão CRCP
- De terça a domingo, das 9h às 16h30
Palestra e Apresentação do Livro “ Velho é o Seu Passado!”
A escritora e acadêmica de psicologia Rizia Reis apresenta o painel “ Velho é o Seu Passado! ”, com ponderações sobre as questões do idoso na sociedade contemporânea. Serão apresentadas histórias originadas da experiência da palestrante nas suas práticas de cuidadoria de idosos que a tornaram uma referência na área. As interfaces com a família, os amigos, os grupos sociais diversos e a possibilidade de inserção sustentada desse idoso em sua comunidade irão ser o condutor desse diálogo. Questões básicas complementares, como as patrimoniais, as estratégias domiciliares para a preservação psicossocial, os estímulos à restauração dos laços afetivos, entre outros aspectos, serão colocados dentro de um plano real e de fácil identificação.
O livro “ Velho é o Seu Passado! ”, está caminhando para a sua terceira edição.
- Público: livre
- Local: Tenda do Casarão
- Dia 2, sábado, às 14h
Rua do Bass
Projeto cultural com foco na difusão de um estilo musical chamado “Drum nBass”, que tem suas origens na cultura urbana Inglesa, se misturou ao samba e à bossa-nova brasileira, culminando em um som único. A proposta da Rua do Bass é justamente levar a público essa cultura, em eventos gratuitos e democráticos, para que a experiência seja vivida por quem ainda não teve acesso a essa riqueza musical e suas influências.
- Público: livre
- Local: Tenda do Casarão
- Dia 3, domingo, das 10h às 16h30
Yoga para Autotransformação
Promovido pelo Instituto Cultural e Educacional Aravinda de Yoga para Autotransformação, ministrado pel@s professor@s: Narriman Conde, Paulo Henrique Souza e Maria Lúcia Anconi. Coordenado por Emílio Rezende. Leve o seu próprio tapete de yoga.
- Público: livre
- Local: Sala Multimeios
- Dias 3 e 17, domingos, das 9h às 11h
Dança Circular
As Danças Circulares Sagradas fazem parte de um movimento mundial que busca integrar o ser humano em seus aspectos físico, mental e espiritual. É uma meditação em movimento. Focalizadora: Clara Marize Carlos.
- Público: livre
- Local: ao ar livre, próximo ao Teatro de Bolso
- Dia 10, domingo, das 9h às 11h
Projeto “Nujazz no Parque”
Encontro de DJs com músicos e grupos de jazz, propiciando uma rica troca de conhecimentos sonoros acerca do jazz contemporâneo.
- Público: livre
- Local: Tenda do Casarão
- Dia 10, domingo, das 11h às 16h30
Oficina de Cerâmica
Ação do projeto “O Corpo que Fala”
- Ministrante: Mestre Edson
- Público: livre
- Local: Tenda do Bosquinho
- Dia 10, domingo, às 10h
Oficina de Capoeira Angola
Ministrante: Mestre Edson – Grupo de Capoeira Angola Minas
Ação do projeto “O Corpo que Fala”
- Público: livre
- Local: Tenda do Bosquinho
- Dia 10, domingo, às 14h
Gin/Cana Festival 2023
Primeiro festival focado no gin e na cachaça, produzidos em BH e região metropolitana em sua quarta edição. A programação contará com show do Sambrass, set da DJ Jambruna, feira gastronômica do coletivo de mulheres imigrantes Cio da Terra, além de estandes de produtores de destilados locais e bar com venda de drinks feitos com gin e cachaça.
- Público: livre
- Local: entorno do Casarão
- Dia 16, sábado, das 9h às 16h30
Roda de Capoeira no CRCP: Grupo Esporão
A proposta é levar a capoeira para praças e parques de BH.
- Coordenação: Professor Peninha
- Local: Teatro de Bolso
- Dia 17, domingo, das 10h às 12h
Projeto Eletronic Club
Um grupo de DJs leva aos ouvintes música e cultura no gênero eletrônico.
- Público: livre
- Local: Tenda do Bosquinho
- Dia 17, domingo, das 10h às 16h30
Projeto “Uai Soul Marquinho”
O melhor do Black Soul no CRCP.
- Coordenação: Marco Rosa
- Público: livre
- Local: Tenda do Casarão
- Dia 17, domingo, das 13h30 às 16h30
17ª Primavera dos Museus – 18 a 24 de setembro
“Memórias e democracia: Pessoas LGBT+, quilombolas e indígenas”
O tema ressalta a importância dos museus na promoção da inclusão social e da diversidade, tornando-se importantes aliados na luta pelo respeito e democracia.
Sarau da Resistência
Natural de Pedra Azul, é cantor, compositor e violonista, se inspira na musicalidade popular do Vale do Jequitinhonha para compor suas canções. Premiadas em diversos festivais, suas músicas unem elementos das manifestações de cultura popular com sonoridades e influências musicais contemporâneas. O “cantautor” retrata de forma simples e poética, sentimentos universais que harmonizam com seu violão, num projeto cuja essência é a delicadeza e a proximidade com o público.
- Realizado em parceria com a Associação Cultural e Artística Ouro Negro.
- Convidado: Hendrick Souza
- Local: Tenda do Casarão
- Dia 19, terça-feira, às 19h
Narração de Histórias com Rita Aragão
Tendo a temática afro-brasileira e os contos como linha de frente do seu trabalho, Rita Aragão apresenta contação de histórias baseadas nas brincadeiras de sua infância e de várias memórias de sua vivência com seus irmãos. Projeto Promoção da Leitura.
- Realizado em parceria com a Associação Cultural e Artística Ouro Negro.
- Público: livre
- Local: Biblioteca
- Dia 20, quarta-feira, às 14h
Conversa ao Pé do Fogão: memórias ancestrais e quilombolas
Na perspectiva de contribuir com o respeito à diversidade, à preservação da cultura quilombola e à democracia, sem perder de vista a equidade de gênero, participarão desta conversa as quilombolas, Gláucia Cristine, representando o Kilombu Souza e Neusa de Assis Moreira, representando o Kilombu Carolinos. Esses são dois dos quatros Kilombus registrados como Patrimônio Imaterial de Belo Horizonte.
- Realizado em parceria com a Associação Cultural e Artística Ouro Negro.
- Local: Espaço do Fogão à Lenha
- Dia 20, quarta-feira, das 14h às 17h
Orquestra Escola Criarte – Concerto Didático
Coordenação: Maestro José Alarico Elias Gonçalves
Objetiva implantar em BH a cultura da música instrumental, apresentando os estilos popular e erudito, com instrumentos de cordas, de orquestra e de sopros, tendo em seu elenco crianças, jovens e adultos. Os gêneros apresentados vão desde o gospel, jazz, forró até a MPB. A Criarte tem ainda como finalidade, transformar vidas, formar cidadãos e fortalecer vínculos familiares por meio da música.
- Local: Tenda do Casarão
- Dia 23, sábado, das 10h às 11h
Show “Meu Pandeiro”
Show “Meu Pandeiro” do sambista mineiro João Batera e banda
Musicista desde os 5 anos de idade, apresenta suas músicas autorais e parcerias, em um show de samba dançante, alegre e empolgante.
- Local: Tenda do Casarão
- Dia 23, sábado, às 14h30
Festejos na Lagoa
Show Samba de coco “Coquistas de Tia Toinha” convida o Grupo de Musicalidades Pretas “Os Mavambos”
Apresenta, como num mergulho no universo plural de Cocos, cantos de várias expressões de Cocos do Nordeste Brasileiro. O grupo é formado por 18 artistas, majoritariamente negros, da comunidade lgbtqia+ e de terreiros de matrizes africanas, que cantam e dançam, passeando pelas diversas tonalidades de “Cocos dançados” e Cirandas, em diálogo com sonoridades dos atabaques e marcações rítmicas do trupé.
- Realizado em parceria com a Associação Cultural e Artística Ouro Negro.
- Local: Tenda do Casarão
- Dia 24, domingo, das 14h às 16h30
Formação de Brincantes – “O Brincar e a Natureza”
Workshop – Patrimônio Cultural
Qual é a relação do brincar com a natureza? Como se dá a relação entre a criança e a natureza? E a relação entre as pessoas e a sua natureza brincante? Essas e outras investigações serão abordadas pelo brincar, pela construção de brinquedos e por reflexões em encontros com o Mestre Roquinho.
- Público: a partir de 14 anos
- Local: Praça do Sol
- Dia 30, sábado, das 13h às 17h
Arte corporal chinesa
Uma cultura da saúde, onde cada movimento é feito com gentileza, leveza e atenção. Com a leveza atingimos níveis cada vez mais amplos de alongamento, aprimorando os sistemas cardíaco e respiratório. Com a concentração, diminuímos níveis de estresse e ansiedade. Aumentando o sentimento de bem estar físico e emocional. Sua presença é aguardada com alegria.
- Público: livre
- Local: Tenda do Bosquinho
- Terças e quintas-feiras, das 6h30 às 7h30
Sarau do Desjejum
Espaço para apresentações de músicas autorais e MPB, leitura de poemas e intervenções teatrais. Coordenação: Ben-Hur de Oliveira
- 9h às 12h
- Local: Tenda do Bosquinho
Meditação Sahaja Yoga
Para quem procura mais qualidade de vida e conhecer melhor a si mesmo, por meio dessa técnica de meditação.
- Sábados, das 9h às 11h
- Responsável: Gabriel Pio Viana Diniz
- Público: livre
- Local: Miniusina
Ensaio Aberto da Corporação Musical Cosme Ramos
A Corporação é uma banda de música de tradição.
- Domingos, das 10h às 12h
- Público: livre
- Local: Miniusina
Grupo Teatral Serpentes do Nilo
O grupo Serpente do Nilo teve sua formação inicial em 2003 , tendo como suas especialidades as danças Egípcias e árabes passando por dança contemporânea e moderna em 2010 o grupo passa por algumas modificações e adota o Teatro como sua nova modalidade artística e cultural , tendo como algumas de suas principais peças os espetáculos: A Divina Comédia , Alice no país das maravilha, As brumas de Avalon, entre outras. Atualmente o grupo Serpente do Nilo se dedica inteiramente à dramaturgia e ao teatro infantil tendo como seu produtor e diretor Ricardo Rodrigues .
- Público: A partir de 10 anos
- Local: Multimeios
- Domingos, das 13h às 16h30
Funcionamento da Biblioteca do CRCP
Terça a sábado, das 9h às 17h e último domingo de cada mês, das 10h às 16;
Conheça nosso acervo: bibliotecasfmc.pbh.gov.br;
Cadastre-se apresentando documento de identidade e comprovante de endereço atualizado.
SOBRE O CRCP
O Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado – CRCP foi criado em 2014, para ser um espaço de fomento e debate sobre a cultura popular e tradicional, contribuindo para sua identificação, registro e promoção. O equipamento, além de oferecer oficinas, espetáculos e exposições, se estrutura como um espaço de discussão permanente sobre a cultura popular na capital, configurando-se como um centro de excelência e importante espaço de formação. Neste ano completa 30 anos!
Funcionamento: segunda a sexta, das 9h às 18h; sábados, das 9h às 17h; domingos e feriados, consulte a programação.
CRCP LAGOA DO NADO
Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904 – Itapoã
Telefones: 3277-7420 / 3277-6746
Biblioteca: 3277-7336
E-mail: [email protected]
Curta o CRCP no Facebook e fique por dentro da programação mensal
Siga o CRCP no Instagram
INFORMAÇÕES
DATA: sex, 01/09/2023 – 00:00 a sab, 30/09/2023 – 23:59
ENTRADA: GRATUITO