Segundo a PBH, a população de jacarés é monitorada constantemente, sendo que, até o momento, foram identificados 20 adultos e 11 filhotes na bacia.
Uma família nada convencional foi flagrada tomando sol na lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte e viralizou nas redes sociais nesta quarta-feira (29). A foto que chamou atenção de muita gente mostra um jacaré carregando, sobre o seu corpo, 11 filhotinhos.
Apesar de ter repercutido na internet somente nesta quarta, a imagem foi capturada na tarde da última terça-feira (28) pelas lentes de Antônio Rodrigues, fotógrafo da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Ela foi tirada às margens da lagoa, na altura da portaria principal do Zoológico da capital mineira, no bairro Bandeirantes.
Procurada pela reportagem de O TEMPO, a PBH informou que mantém monitoramento constante dos jacarés que vivem na Pampulha. “Até o momento, foram identificados 20 animais adultos e 11 filhotes na bacia”, detalhou a prefeitura por nota.
População cresce lentamente
Ainda conforme a PBH, a população de jacarés da Pampulha cresce lentamente por conta de dois fatores. O primeiro deles é a baixa taxa de reprodução destes répteis, e, a segunda delas, é por estas espécies, quando filhotes, serem uma presa fácil para aves de grande porte que frequentam as águas da lagoa.
Não é possível dizer se o animal que aparece na imagem é macho ou fémea, ainda conforme o município, já que ambos os pais permanecem próximos dos filhotes. Segundo biólogos, pela fragilidade, eles precisam ser “protegidos” pelos pais por cerca de 1 ano.
Nas costas do pai ou da mãe, os pequeninos estão seguros, mas, agora, tomados pela fofura dos filhotinhos, os belo-horizontinos precisam torcer para que eles consigam passar pela infância longe dos predadores, já que, aumentando a população dos jacarés da lagoa, consequentemente, sobem também as chances de se deslumbrar com suas aparições.
Via: https://www.otempo.com.br/cidades/jacare-com-11-filhotes-sobre-o-corpo-e-flagrado-na-pampulha-confira-a-foto-1.2691470