Lagoa da Pampulha
Prefeitura de BH suspende licitação para desassoreamento da Lagoa da Pampulha!

Publicado decreto de utilidade pública que permite limpeza da Lagoa da Pampulha

O Governo de Minas Gerais publicou nessa quinta-feira (21) um decreto que declara a utilidade pública de cinco terrenos na região da Pampulha, em Belo Horizonte, como plano de despoluição da Lagoa da Pampulha, um dos cartões-postais da cidade.

Os terrenos descritos são de propriedades particulares dos bairros Braúnas, Ouro Preto e Trevo, que atualmente despejam esgoto na lagoa e serão ligadas à rede da Copasa.

O acordo foi assinado no início deste mês pelas prefeituras de Belo Horizonte e Contagem e Copasa, e pretende implementar as tubulações de saneamento ao longo de cinco anos, por meio de cerca de 10 mil novas ligações de esgoto nos dois municípios.
O conjunto arquitetônico da Pampulha é assinado por Oscar Niemeyer e foi tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade, em 2016. A manutenção do título, no entanto, está condicionada à limpeza do espelho d’água.

Via: https://www.band.uol.com.br/minas-gerais/noticias/publicado-decreto-de-utilidade-publica-que-permite-limpeza-da-lagoa-da-pampulha-16524448